Gelatina Colorida Vegana
O dia das crianças está chegando e essa receita para mim tem tudo a ver com infância: tem várias cores, estas que inspiram vivacidade e alegria, e é, ainda, inspirada na gelatina colorida que minha avó fazia quando eu era criança.
Essa receita me faz matar a saudade da minha infância e das pessoas queridas que eram presentes na minha vida nessa fase. Mas é a minha releitura dessa sobremesa, porque acredito que não precisamos reproduzir ao pé da letra as receitas tradicionais da nossa família e da nossa cultura. Temos a liberdade de escrever a nossa própria história através das nossas criações, colocando o nosso toque pessoal. Nesse caso, o meu foi não usar nenhum ingredientes de origem animal, substituindo a gelatina convencional, feita de restos de animais, por gelatina de ágar-ágar, que é uma alga, e não usar nenhum nenhum componente químico, prejudicial à saúde, substituindo por cores e sabores naturais, extraídos de frutas, flores e ervas.
Vamos à receita?
Receita de Gelatina Colorida Vegana
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: média
Tempo: 30 minutos (preparo) + 3 horas na geladeira
Ingredientes para a Gelatina Amarela
1/2 xícara de suco de maracujá natural
1 pitada de cúrcuma (opcional)
Açúcar a gosto
1/2 colher de chá de ágar-ágar
Ingredientes para a Gelatina Vermelha
1/2 xícara de chá de hibisco
Açúcar a gosto
1/2 colher de chá de ágar-ágar
Ingredientes para a Gelatina Verde
1/4 de xícara de suco concentrado de hortelã
Açúcar a gosto
1/4 de xícara de água
1/2 colher de chá de ágar-ágar
Ingredientes da Gelatina Branca
1 xícara de leite de coco caseiro
Açúcar a gosto
1/2 colher de chá de ágar-ágar
Modo de Preparo da Gelatina Amarela
Coloque o suco de maracujá natural peneirado e adoçado em uma panela com o ágar-ágar e a cúrcuma (para deixar mais amarelo) e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos contando do início da fervura, mexendo sempre;
Coloque em um pote quadrado ou retangular pequeno em que o líquido fique com altura de pelo menos 1 centímetro e leve para a geladeira até endurecer.
Modo de Preparo da Gelatina Vermelha
Para fazer o chá, ferva água, desligue, coloque um punhado de hibiscos e abafe por uns 5 minutos. Separe 1/2 xícara do chá (acrescente mais água se necessário e dilua o chá se achar que ficou muito escuro), adoce a gosto e coloque em uma panela com o ágar-ágar. Repita o processo da gelatina amarela.
Modo de Preparo da Gelatina Verde
Bata umas 10 folhinhas de hortelã com 1/4 de xícara de água (um use um pilão), peneire e adoce a gosto. Se precisar, complete com água para que fique com 1/4 de xícara de um suco concentrado de hortelã. Reserve;
Em uma panela, acrescente 1/4 de xícara de água e o ágar-ágar e cozinhe, contando o início da fervura, por 3 minutos, como nas outras gelatinas. No final, misture com o suco de hortelã e leve para a geladeira. Não cozinhar a hortelã evita que ela escureça.
Modo de Preparo da Gelatina Branca
Antes de começar a gelatina branca, verifique se as outras já estão firmes o bastante para serem cortadas em cubos e colocadas em um pote. Se não estiverem, aguarde mais um pouco na geladeira. Leva algumas horas;
Leve o leite de coco, o açúcar e o ágar-ágar para o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos, da mesma forma que fez com as outras gelatinas;
Misture delicadamente as gelatinas coloridas em cubos e coloque no pote em que vai servir. Em seguida, adicione a gelatina branca e leve para a geladeira por algumas horas, até estar firme. Desenforme ou sirva no pote que foi à geladeira. Está pronto!
Dicas
Evite usar açúcares escuros, para não interferirem na cor. Eu usei o demerara;
Você pode substituir o leite de coco por outro leite vegetal. Mas com ele ficou muito bom;
Você pode usar outros sucos / chás, lembrando de escolher líquidos com cores intensas, mas translúcidos. A apresentação ficará mais bonita.