top of page
  • Teresa Laury

Gelatina Colorida Vegana


gelatina colorida vegana

O dia das crianças está chegando e essa receita para mim tem tudo a ver com infância: tem várias cores, estas que inspiram vivacidade e alegria, e é, ainda, inspirada na gelatina colorida que minha avó fazia quando eu era criança.

Essa receita me faz matar a saudade da minha infância e das pessoas queridas que eram presentes na minha vida nessa fase. Mas é a minha releitura dessa sobremesa, porque acredito que não precisamos reproduzir ao pé da letra as receitas tradicionais da nossa família e da nossa cultura. Temos a liberdade de escrever a nossa própria história através das nossas criações, colocando o nosso toque pessoal. Nesse caso, o meu foi não usar nenhum ingredientes de origem animal, substituindo a gelatina convencional, feita de restos de animais, por gelatina de ágar-ágar, que é uma alga, e não usar nenhum nenhum componente químico, prejudicial à saúde, substituindo por cores e sabores naturais, extraídos de frutas, flores e ervas.

Vamos à receita?

Receita de Gelatina Colorida Vegana

Rendimento: 4 porções

Dificuldade: média

Tempo: 30 minutos (preparo) + 3 horas na geladeira

Ingredientes para a Gelatina Amarela

1/2 xícara de suco de maracujá natural

1 pitada de cúrcuma (opcional)

Açúcar a gosto

1/2 colher de chá de ágar-ágar

Ingredientes para a Gelatina Vermelha

1/2 xícara de chá de hibisco

Açúcar a gosto

1/2 colher de chá de ágar-ágar

Ingredientes para a Gelatina Verde

1/4 de xícara de suco concentrado de hortelã

Açúcar a gosto

1/4 de xícara de água

1/2 colher de chá de ágar-ágar

Ingredientes da Gelatina Branca

Açúcar a gosto

1/2 colher de chá de ágar-ágar

Modo de Preparo da Gelatina Amarela

  1. Coloque o suco de maracujá natural peneirado e adoçado em uma panela com o ágar-ágar e a cúrcuma (para deixar mais amarelo) e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos contando do início da fervura, mexendo sempre;

  2. Coloque em um pote quadrado ou retangular pequeno em que o líquido fique com altura de pelo menos 1 centímetro e leve para a geladeira até endurecer.

Modo de Preparo da Gelatina Vermelha

  1. Para fazer o chá, ferva água, desligue, coloque um punhado de hibiscos e abafe por uns 5 minutos. Separe 1/2 xícara do chá (acrescente mais água se necessário e dilua o chá se achar que ficou muito escuro), adoce a gosto e coloque em uma panela com o ágar-ágar. Repita o processo da gelatina amarela.

Modo de Preparo da Gelatina Verde

  1. Bata umas 10 folhinhas de hortelã com 1/4 de xícara de água (um use um pilão), peneire e adoce a gosto. Se precisar, complete com água para que fique com 1/4 de xícara de um suco concentrado de hortelã. Reserve;

  2. Em uma panela, acrescente 1/4 de xícara de água e o ágar-ágar e cozinhe, contando o início da fervura, por 3 minutos, como nas outras gelatinas. No final, misture com o suco de hortelã e leve para a geladeira. Não cozinhar a hortelã evita que ela escureça.

Modo de Preparo da Gelatina Branca

  1. Antes de começar a gelatina branca, verifique se as outras já estão firmes o bastante para serem cortadas em cubos e colocadas em um pote. Se não estiverem, aguarde mais um pouco na geladeira. Leva algumas horas;

  2. Leve o leite de coco, o açúcar e o ágar-ágar para o fogo e deixe cozinhar por 3 minutos, da mesma forma que fez com as outras gelatinas;

  3. Misture delicadamente as gelatinas coloridas em cubos e coloque no pote em que vai servir. Em seguida, adicione a gelatina branca e leve para a geladeira por algumas horas, até estar firme. Desenforme ou sirva no pote que foi à geladeira. Está pronto!

Dicas

  1. Evite usar açúcares escuros, para não interferirem na cor. Eu usei o demerara;

  2. Você pode substituir o leite de coco por outro leite vegetal. Mas com ele ficou muito bom;

  3. Você pode usar outros sucos / chás, lembrando de escolher líquidos com cores intensas, mas translúcidos. A apresentação ficará mais bonita.

bottom of page