Shimeji ao Vinho Branco
O shimeji é um cogumelo muito gosto. E essa é uma forma mais sofisticada, digamos assim, de preparar o shimeji, com vinho branco. Sabe aquela ocasião especial? Então, essa é uma boa pedida.
Desde que a minha amiga e produtora de cogumelos Carol do Espaço Copaíba me deu essa dica de usar o vinho branco, eu normalmente faço assim. O aroma e o sabor ficam incríveis. Mas ó, tem que escolher um bom vinho. As outras dicas vou deixar abaixo da receita.
SPOILER: Semana que vem tem a continuação da receita, que é ainda mais especial que essa e foi bastante pedida por aqui!
Receita de Shimeji ao Vinho Branco (versão vegana)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Tempo: 15 minutos
Ingredientes
200g de shimeji
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de azeite
5 cm de talo de alho poró picado
3 colheres de sopa de vinho branco seco vegano*
Sal a gosto
Modo de Preparo
Para higienizar o cogumelo, prefira usar um paninho seco ou passar rapidamente em água corrente e deixar escorrendo. Isso porque ele absorve muita água. E pra picar, vá soltando do talo mais duro e corte a pontinha se estiver muito dura;
Refogue 1/2 cebola picada em 1 colher de sopa de azeite;
Quando tiver molinha, adicione uns 5 cm do talo do alho poró picado e refogue mais um pouquinho (no vídeo eu deixei queimar um pouquinho, mas não era a intenção);
Adicione o shimeji e logo em seguida, coloque 3 colheres de sopa do vinho branco vegano e sal a gosto;
Misture e deixe cozinhar por 1 minutinho, até o shimeji ficar macio. Mas não deixe muito tempo senão ele pode ficar borrachudo. E tá pronto!!
* Sobre o vinho
Uma parte do álcool do vinho evapora quando é levado ao fogo, mas nem tudo. Então se você for servir para crianças e pessoas com restrição, faça sem.
Você pode estar se perguntando se é realmente necessário colocar o vinho na receita e tals. Não, não é. O cogumelo vai cozinhar mesmo sem ele. Mas é um plus, um toque de sabor e aroma que vai deixar seu prato muito especial. Para uma ocasião especial, sabe? Aqui em casa foi para o dia dos namorados.
E você pode estar pensando o que fazer com o resto da garrafa, já que vai usar só um pouquinho na receita. Beber, ué! kkk Uma taça de vinho acompanha super bem o prato. E deixar um pouco para a receita da semana que vem.
E para escolher um vinho vegano, consulte a lista de vinhos veganos no grupo do facebook Trolls Veganos. E lembre-se de que o vinho deve ser branco seco, não suave. Se você encontrar um vinho feito com a uva sauvinong blanc, melhor ainda (dicas do marido que entende de vinho).
Gostou da receita? Então se inscreva na nossa lista de e-mail e no canal no YouTube para ficar por dentro das novas receitas.
Ficou com alguma dúvida? Me escreva clicando aqui.
Um beijo e até mais.
Comments