• Teka Laury

Óleo de Coco: Quando Usar em Receitas


No último post falamos sobre substitutos da manteiga em receitas, e o óleo (ou gordura) de coco foi citado. ⠀ Considero o óleo de coco um dos melhores substitutos da manteiga, porque: ⠀ - É fácil de achar; ⠀ - Substitui a manteiga na mesma quantidade e sem precisar de muitas adaptações na receita; ⠀ - Assim como a manteiga, ele fica durinho em temperaturas baixas e derrete na boca.

ELE SÓ NÃO É PERFEITO PORQUE: ⠀ - O óleo de coco não é a gordura de origem vegetal mais barata que encontramos $$; ⠀ - Não substitui a manteiga em receitas de massa folhada, porque acima de 24ºC já derrete e não tem a mesma plasticidade; ⠀ - Não consegue reter ar dentro dele, como a manteiga faz, então não serve para receitas de buttercream, por exemplo.

QUANDO VALE A PENA USAR ⠀ Como disse, o óleo de coco é uma gordura mais cara que outras opções de origem vegetal, como óleo de girassol e azeite. ⠀ Por isso que só uso em receitas em que ele vai fazer alguma diferença. ⠀ Como o óleo de coco endurece na geladeira e derrete na boca, assim como a gordura do leite, algumas receitas ficam especialmente incríveis com ele: ⠀

  • Pudins

  • Tortas doces

  • Cremes gelados

  • Calda de chocolate para sorvete

  • "Queijo" de origem vegetal

  • "Requeijão" vegetal

  • Massas de tortas salgadas

QUANDO NÃO USO ÓLEO DE COCO ⠀ Quando ele não é essencial: para refogar temperos, fazer frituras, colocar em massas de pão e bolo. ⠀ Nesse caso, eu uso gorduras mais baratas, como azeite de oliva e óleo de girassol.

DICAS NA HORA DE COMPRAR ⠀ Eu sempre tenho óleo de coco, compro de balde com pouco mais de 3 litros e conservo em potes de vidro esterilizados. ⠀ Comprando em quantidade maior, economizo muito, o que é super importante para quem pretende empreender com alimentos.

QUAL ÓLEO DE COCO USAR ⠀ O que eu uso e indico é o óleo de coco SEM SABOR, porque ele funciona bem, tanto em receitas doces, quanto em receitas salgadas, sem deixar sabor residual de coco.

output_ibuHiD.gif