• Teka Laury

Brigadeiro Vegano de Enrolar de Castanha de Caju Crua

BRIGADEIRO DE CASTANHA DE CAJU (vegano, sem leite e sem lactose) Aeeê! Deu certo! Consegui descobrir o ponto do brigadeiro! Esse brigadeiro fica delicioso, e além disso: - Fica pronto em aproximadamente 10 minutos - Dá pra comer de colher ou enrolar - Não cristaliza com facilidade

INGREDIENTES 1 receita de leite condensado de castanha de caju (#leitecondensadocastanhavn) 10g cacau em pó 12g óleo de coco 50g de chocolate em barra sem leite (gosto do amargo ou meio amargo) MODO DE PREPARO É como fazer brigadeiro comum! Coloque em uma panela o leite condensado, o cacau e o óleo de coco; Misture e ligue o fogo em temperatura média e mexa sem parar, até desgrudar do fundo da panela. Adicione o chocolate em barra em misture. Esse é o ponto para comer de colher; Se quiser enrolar, continue cozinhando em fogo baixo mexendo sempre; O PONTO: Quando, além de desgrudar da panela, ele der uma engrossada e você levantar a espátula e o brigadeiro cair em blocos, está está no ponto de enrolar. Então transfira imediatamente para um prato e deixe esfriar. Pode ser na geladeira ou em temperatura ambiente.

DICAS Para fazer um brigadeiro de colher, não precisa adicionar o chocolate em barra. Mas o chocolate é essencial se quiser enrolar os docinhos, porque para ficar na consistência correta, precisamos de uma gordura que se solidifica em temperatura ambiente, a do cacau. COMO CONSERTAR O PONTO Errar o ponto do brigadeiro é MUITO FÁCIL. Aliás, é bem provável que você erre das primeiras vezes que fizer. A boa notícia é que corrigir o ponto também é fácil, desde que você não tenha enrolado e passado no granulado todos os brigadeiros. Sugiro enrolar 1 e esperar uns 30 minutos para ver se vai afundar (porque está mole) ou vai cristalizar ou ficar duro (porque secou demais). Se estiver perfeito, enrole o resto. Se estiver mole ou duro, volte para a panela com um pouco de água e cozinhe mexendo sempre até dar o ponto novamente. E não se preocupe! Depois de pegar a prática, você vai conseguir dar o ponto de primeira.

MEDIDA EM GRAMA Sempre que possível eu compartilho receitas em medidas de xícara e colher, mas essa receita compartilhei em gramas por 2 motivos: 1. O leite condensado base da receita é o de castanha de caju e para criar a receita segui a proporção original do leite condensado comum para ter um resultado mais próximo. E para isso, tive que fazer em gramas; 2. Quanto mais nos aprofundamos na confeitaria, mais a precisão é essencial. E as medidas quebradas aparecem. Aí só em gramas, mesmo. E na receita do leite condensado a água é medida em gramas e não em ml. "Mas Teka, por quê?" Como cozinheira de exatas que sou, eu respondo: Já que estamos pesando todos os ingredientes, por que não pesamos a água também?! 140g fica mais fácil de medir do que 140ml, que na verdade é a mesma coisa se tratando de água (óleo é diferente). Se puder, invista em uma balança culinária. Tem no Mercado Livre e é barata. Se achar, compre com precisão de 0,1g. SUBSTITUTO PARA A CASTANHA Uma seguidora fez o leite condensado com a castanha de caju torrada ao invés da crua e gostou do resultado. E disse que ficou um sabor suave no brigadeiro. Mas não dá para substituir a castanha de caju por outra castanha, porque só a de caju vira um creme quando batida. Ainda não testei, mas acredito que o único substituto possível é a pasta de castanhas, como amendoim e amêndoas, para garantir a cremosidade. Mas o sabor e a cor vão mudar. SUBSTITUTO PARA O AÇÚCAR Eu só uso o açúcar cristal quando a receita pede uma cor extremamente clara. Usei no leite condensado para ficar muito próximo ao tradicional. Mas para fazer brigadeiro, que tem uma cor escura, você pode usar o demerara tranquilamente. Até dá para usar mascavo e de coco, mas como eles têm sabor muito pronunciado, não usaria puro, misturaria com o demerara, metade metade.

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
Siga o Vita Nutrire:
Em Destaque:

© 2020 por VITA NUTRIRE

  • b-facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest Preto Redonda