• Teka Laury

Aquafaba: Substituto da Clara em Neve


Você sabia que existe um substituto natural de origem vegetal para a clara do ovo na clara em neve? Tem sim, é a aquafaba! Aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico apurada e que quando batida na batedeira forma uma espuma muito similar à clara em neve.

FORMAS DE OBTER A AQUAFABA

1. Industrializada: Compre o grão-de-bico cozido em conserva, de caixinha ou latinha, escorra e reserve a água. Prontinho. A vantagem de usar essa opção é que a aquafaba já está bem concentrada e pronta para o uso. A desvantagem é que a caseira sai mais barata. 2. Caseira: - Deixe de molho por 8h 500g de grão-de-bico - Escorra e coloque na panela de pressão com 1,5l de água - Ligue o fogo e quando começar a chiar, conte 20 minutos e desligue - Escorra reservando e medindo a água. Se der mais que 3 xícara de água, apure no fogo para 3. Se ter menos, siga para o próximo passo - Coloque a água do cozimento apurada junto com o grão-de-bico cozido e deixe na geladeira por 1 dia. Daí escorra e a aquafaba está pronta para uso.

COMO CONSERVAR A AQUAFABA

Ainda líquida em porções individuais no freezer por até 4 meses e na geladeira por 4 dias.

COMO PREPARAR A AQUAFABA EM NEVE

Coloque a aquafaba líquida e gelada em uma batedeira e bata até virar uma espuma firme, que você coloca na colher, vira e ela não cai. Demora uns 15 minutos.

DICAS DE USO DA AQUAFABA EM NEVE

Em receitas de macaroon, suspiro, mousse (veja a receita do @veggui). Mas importante... Nenhuma substituição em receitas é 100% segura. Pode não funcionar na primeira vez e exigir alguns testes até ficar perfeita.

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
Siga o Vita Nutrire:
Em Destaque: