© 2015 por VITA NUTRIRE

  • b-facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest Preto Redonda
  • Twitter - Black Circle

Paqueca Vegana com Recheio de "Carne" Vegetal (sem soja)

12.04.2018

Assista ao vídeo

  

Panqueca é um prato básico aqui em casa, principalmente quando vai ter visita. Agrada a todo mundo, é uma receita barata e você pode variar o recheio usando o que você tiver em casa.

 

Essa é uma receita de panqueca vegana salgada que é recheada com "carne" vegetal de couve-flor. Parece estranho, mas não é que fica bom?

 

Receita de Panqueca Vegana com Recheio de "Carne" Vegetal

 

Rendimento: aprox. 6 panquecas

Dificuldade: média

Tempo: 2h

 

Ingredientes do Recheio

 

1 cebola

1 dente de alho

1 fio de azeite

1 maço grande de couve-flor

Shoyu a gosto

1/3 xícara da castanha da sua preferência sem sal triturada (amendoas, de caju, nozes...)*

 

Ingredientes do Molho de Tomate Rústico

 

1 cebola

1 dente de alho

1 fio de azeite

1 lata de tomate pelado em pedaços

Água, sal e açúcar a gosto

 

Ingredientes da Massa

 

1 e 1/4 xícara de água

2 colheres de sopa de óleo vegetal ou azeite

1 xícara de farinha de trigo

1/2 colher de chá de sal

 

 

Modo de Preparo da Carne de Couve-Flor

 

  1. A gente vai começar preparando a carne de couve-flor, que a gente aprendeu no canal Marmita Vegana e só deu uma mudadinha. Em um processador bata os talos de uma couve-flor grande crua e previamente higienizada até ficar pedacinhos de 3mm mais ou menos. Daí processe os floretes;

  2. Refogue 1 cebola picada com um fio de azeite até ficar macia. Daí adicione 1 dente de alho picado e refogue mais um pouco;

  3. Daí coloque a couve-flor triturada e deixe cozinhar em fogo baixo até começar a grudar no fundo da panela. Então adicione shoyo a gosto, cuidando para não exagerar, porque a couve-flor ainda vai secar bastante e pode ficar salgada. Você pode usar outros temperos, como páprica defumada e fumaça em pó;

  4. Quando estiver macia e grudando no fundo de novo, adicione de ⅓ de xícara da castanha que preferir sem sal e triturada (triture mais do que eu triturei no vídeo). Eu usei amendoim sem sal, mas como o sabor ficou um pouco forte, na próxima vez vou usar amêndoas, nozes ou castanha de caju;

  5. Transfira pra uma assadeira, espalhe e leve para assar em fogo baixo até ficar bem sequinha, mexendo de vez em quando para não queimar. Reserve.

 

Modo de Preparo do Molho

 

  1. Agora a gente vai fazer o molho de tomate. Pra isso, refogue uma cebola picada em um fio de azeite e uma pitada de sal até ficar levemente caramelizada. Daí adicione 1 dente de alho picado e refogue mais um pouco.

  2. Eu estou adicionando uma lata de tomate pelado já picado para agilizar, mas você trocar por tomates picados, com ou sem casca. Dilua com água e coloque sal a gosto. Deixe cozinhar até os pedaços darem uma dissolvida.

  3. Se estiver muito ácido, pode acertar o sabor com um pouco de açúcar. Reserve.

 

Modo de Preparo da Massa

 

  1. Agora a gente vai fazer a massa. Pra isso, coloque no liquidificador ou no copo no mixer 1 xícara e ¼ de água, 2 colheres de sopa de óleo vegetal, 1 xícara de farinha de trigo e ½ colher de chá de sal.

  2. Bata até virar um creme homogêneo;

  3. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque um fio de óleo se precisar. Despeje a massa e rapidamente faça movimentos circulares para espalhar. Deixe assar de um lado, vire e asse do outro.

  4. Faça isso com o restante da massa. Se estiver muito grossa e difícil de espalhar, coloque um fiozinho de água na massa e misture bem.

  5. Agora é só montar as panquecas.

  6. Coloque o recheio, dobre e finalize com o molho.

  7. E tá pronto!

 

 

 

Dicas

 

  • Você pode servir direto no prato ou em uma assadeira com molho no fundo e em cima das panquecas. No recheio você pode usar o que quiser. E na massa você pode substituir metade da farinha de trigo por farinha integral ou de grão-de-bico para ficar mais nutritiva.

  • Na carne de couve-flor, eu usei o amendoim sem sal triturado. Mas acho que os pedaços estavam muito grandes. Pode triturar mais do que eu! E o amendoim deixa um sabor forte, por isso na próxima vez vou usar alguma castanha com sabor mais suave, como amêndoas, nozes ou castanha de caju, que na verdade é opcional, mas que dá volume e textura para a "carne".

 

 

Ficou com alguma dúvida ou quer dar alguma sugestão? Então nos escreva clicando aqui.

 

 

Você gostou dessa receita? Então se inscreva na nossa newsletter para receber em primeira mão a receita nova! É só preencher seu e-mail aqui embaixo ⬇️

Please reload

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
SIGA-NOS:
POSTS EM DESTAQUE:
Please reload