top of page
  • Teka Laury

Marmita Vegana no Pote (prática e rápida)


Assista o vídeo acima

Uma sugestão de marmita vegana pra quem tem pouco tempo. A marmita no pote é muito fácil de fazer e não precisa esquentar. Na verdade é a salada no pote na versão completa, com todos os grupos alimentares que o nosso corpo precisa.

Ela é feita em camadas para que as verduras e os alimentos mais delicados não entrem e contato com o molho, mantenham a crocância e durem mais.

Marmita Vegana no Pote

Rendimento: 1 marmita de 600ml

Dificuldade: fácil

Tempo: 10 minutos

Ingredientes Molho (rende 2 marmitas)

2 colheres de sopa de tahine (pasta de gergelim)

1/4 de xícara de água (aproximadamente)

1 colher de sopa de suco de limão

1 colher de café de melado de cana

Pimenta do reino e sal a gosto

Ingredientes da Marmita

2/3 de xícara de grão-de-bico

2/3 de xícara de macarrão integral (ou sem glúten)

1/3 de xícara de tomate cereja

1/3 de xícara de brócolis cozido

1/3 de xícara de repolho roxo

1/3 de xícara de alface americada

Modo de Preparo do Molho

  1. Coloque em um pote o tahine e água aos poucos. Misture para dissolver. Coloque água até ficar um molho ralo;

  2. Então coloque o suco de limão e misture. O molho vai engrossar, então coloque mais água. No total eu usei ¼ de xícara de água;

  3. Adicione 1 colher de café de melado de cana ou outro açúcar e misture;

  4. Finalize com pimenta do reino e sal a gosto. Pode dar uma caprichada no sal porque nada mais tem sal na marmita. Prove o molho e ajuste o que precisar para ficar como você gosta. Eu só sugiro que ele fique bem ralinho, para ser mais fácil de se misturar depois na hora de comer.

Modo de Preparo da Marmita

  1. Estou usando um pote de vidro de 600ml. Começo colocando metade do molho, em torno de 50ml, o grão-de-bico, o macarrão integral, o tomate cereja inteiro, para não soltar água e durar mais, o brócolis, o repolho roxo e a alface americana. E tá pronto!

marmita no pote vegana no prato

Dicas

  1. Conserve na geladeira por até 3 dias. E na hora de comer, chacoalhe bem para o molho misturar e coma direto no pote ou sirva em um prato;

  2. Para montar essa marmita eu usei a proporção que nutricionista Marina Fontana me ensinou. Metade do espaço de vegetais, ¼ de leguminosas, o grão-de-bico e ¼ de cereais, o macarrão integral. Usando essa proporção você pode montar a marmita que quiser. Eu fiz algumas combinações que não gostei, mas essa ficou incrível!

bottom of page