© 2015 por VITA NUTRIRE

  • b-facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest Preto Redonda
  • Twitter - Black Circle

Bolo Vegano Perfeito: 11 Dicas Essenciais

25.06.2017

Depois do sucesso do bolo de paçoca, com muuuita gente me escrevendo que o bolo tinha ficado maravilhoso e tal, umas 3 pessoas me escreveram dizendo que o bolo embatumou. Uma delas chegou a me dizer que sempre acontecia isso com ela, porque ela não tinha "mão pra fazer bolo". E ler isso me cortou o coração. 

 

Então, primeiro, quero dizer uma coisa muito importante pra todas as pessoas que pensam que elas não tem mão pra fazer bolo, pra cozinhar ou talento pra fazer o que quer que seja:

 

Migo, miga, isso não existe! 

 

Se você tem dificuldades em fazer alguma coisa, isso não significa que você não nasceu pra coisa. Aprender algo novo, seja o que for, exige treino e dedicação. O aperfeiçoamento é natural de quem pratica. E cozinhar não é diferente. Tem que botar a mão na massa e se arriscar a dar tudo errado. Já dizia o ditado: é errando que se aprende. 

 

Você pode olhar pro meu "famoso" bolo de paçoca, pro meu blog cheio de receitas e dizer: Ela cozinha bem! Mas você não sabe o tanto de vezes que a coisa desandou. Quantos bolos meus solaram. A última vez foi semana passada com o meu pão de fermentação natural que ficou taaaão duro que quando joguei ele no lixo fez o barulho de uma pedra caindo no chão.

 

Então, pra você, migo, que diz que não nasceu pra coisa, independente de qual coisa seja, meu conselho é: não desista! É a prática que leva à perfeição!

 

E se a sua dificuldade for fazer bolos, mesmo, se liga nessas dicas:

 

 

Como fazer um bolo vegano macio e gostoso

 

1. Siga a receita à risca

Cozinheiros iniciantes devem resistir á tentação de mudar uma receita de bolo. Exige um pouco de experiência pra compreender a função de cada ingrediente na receita e pequenas mudanças podem causar grandes alterações na estrutura, na textura e no sabor da massa.

Se quer garantia de um bolo bom, siga a receita ao pé da letra. Mas se quiser se aventurar e correr o risco de não ficar o que você gostaria, vá em frente e mude.

 

2. Use medidores padrão

Medidores de xícara e colher são essenciais pra manter as quantidades descritas na receita. E lembre de como medir da forma certa. Coloque delicadamente a farinha, por exemplo, no copo medidor, sem compactar, e passe a faca alisando rente ao copo. Com as colheres é a mesma coisa. Nada de medir uma colher de sopa fazendo montinho pra cima. É rente, hein?!

 

3. Verifique se o seu fermento está bom

Veja se está dentro da validade e faça o teste de colocar uma colherinha de fermento em um copo de água bem quente. Se borbulhar bastante é porque tá bom.

 

4. Verifique se seu gás não está acabando

Quando o gás está acabando, a chama fica mais fraca, o que pode impedir que seu bolo cresça como deveria. Se acabar o gás enquanto o seu bolo estiver sendo assado e você não notar e não trocar imediatamente, o seu bolo, se ainda estiver mole, vai afundar. E isso é muito triste.

 

5. Coloque o bolo em forno pré-aquecido

Antes de começar a receita, pré-aqueça o forno na temperatura indicada. E coloque para assar quando já tiver quentinho.

 

6. Conheça seu forno

Existem fornos que não assam por igual ou que estão com os canais meio obstruídos, fazendo com que o seu bolo não asse satisfatoriamente. Nesses casos você pode chamar um técnico pra avaliar.

E têm fornos que assam mais rápido ou mais devagar. A temperatura indicada no botão do forno não é exata e varia de acordo com cada equipamento.

 

7. Fique de olho no seu bolo

Enquanto ele assa, fique sempre de olho. Não, você não precisa sentar na frente do fogão, mas uma olhadinha de vez em quando é capaz de resolver rapidamente qualquer imprevisto, como o seu gás acabar no meio do processo.

 

8. Não abra o forno antes da hora

Abrir o forno com a massa ainda mole é pedir pro seu bolo afundar. Mas como saber quando pode abrir? Primeiro que você vai começar a sentir um cheirinho de bolo assado. Segundo que você vai olhar pelo vidro com a luz acesa e vai ver um bolo crescido e parado, kkk, sem borbulhar ou se mexer. Terceiro que você vai enxergar um bolo levemente dourado.

 

9. Abra o forno com cuidado

Tendo tido todos os cuidados do item anterior, quando for abrir o forno, abra só um pouquinho e com cuidado pra não se queimar, pressione levemente a superfície do bolo. Se estiver firme, espete um garfo ou palito pra confirmar que ele está bem assado no meio. Se estiver, o garfo vai sair limpo. Daí é só tirar.

 

10. Passe a faca assim que tirar

Com o bolo ainda quente, passe a faca ao redor da assadeira para soltar o bolo. Isso facilita na hora de desenformar.

 

11. Desenforme o bolo já frio

Alguns bolos você consegue desenformar com a massa ainda quente. Mas pra quê arriscar que ele se quebre, né? Prefira sempre esperar que esfrie, ou pelo menos amorne.

Ah, e antes de desenformar, chacoalhe a assadeira pra ver se o bolo está solto. Se não tiver, vá soltando com a faca. Daí é só virar em um prato, finalizar com a cobertura, se quiser, e... COMEER!

 

 

E se seu bolo embatumar mesmo você seguindo todas essas dicas?

 

Pode ser que a receita não seja boa. Mas para ter certeza disso, consulte outras pessoas que já fizeram. Se deu certo pra elas, esse não é o caso. Daí aconselho que avalie novamente as 11 dicas acima. Encorpore o Sherlock Holmes e bora desvendar esse mistério. Se quiser minha ajuda, me escreva.

 

Quer umas sugestões de receita de bolo vegano? Clique aqui.

 

Boas cozinhanças, minha gente! Beijão!

Please reload

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
SIGA-NOS:
POSTS EM DESTAQUE:
Please reload