© 2015 por VITA NUTRIRE

  • b-facebook
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest Preto Redonda
  • Twitter - Black Circle

Como fazer aquafaba em casa (e cozinhar grão-de-bico)

16.02.2018

 

Nessa receita, você vai aprender a cozinhar grão-de-bico e ainda a preparar em casa a aquafaba, que é um substituto perfeito para a clara de ovo. 

 

A aquafaba é a água do cozimento do grão-de-bico, aquela que normalmente a gente descarta. Quando batida, fica idêntica a clara em neve. Só que de origem vegetal.

Quem descobriu as maravilhas da aquafaba foi o frances Joël Roessel.

 

Você vai aprender a preparar a aquafaba, que é a água do cozimento do grão-de-bico, de forma que fique no ponto para usarmos em receitas ou batermos em neve.

 

Essa receita é resultado de várias tentativas para padronizar o resultado e deixar tão potente quando a aquafaba de caixinha, ou seja, que vem junto com o grão-de-bico pronto enlatado. Se a aquafaba ficar muito líquida, vai ser mais difícil de dar o ponto em neve.

 

Receita de Aquafaba Caseira e Grão-de-Bico Cozido

 

Rendimento: aprox. 1,25 litro de aquafaba

Dificuldade: fácil

Tempo: 8h (molho grão) + 30 min (cozinhando) + 24 h (geladeira)

 

Ingredientes

 

500 g de grão-de-bico cru

1,5 litros de água

 

Modo de Preparo

 

  1. Comece colocando em um tigela grande 500g de grão-de-bico com 1,5 litros de água.

  2. Deixe de molho por 8 horas em um lugar fresco e longe do sol. Se estiver muito quente deixe na geladeira. Esse é um passo importante para o nosso corpo absorver melhor os nutriente do grão.

  3. Passado esse tempo, você vai ver que o grão-de-bico ficou inchado e que absorveu quase toda a água do molho. Coe e descarte o restante da água.

  4. Coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão junto com um litro e meio de água. Não adicione nem sal nem temperos, porque a gente quer que a aquafaba fique neutra pra usar em receitas tanto salgadas, quanto doces.

  5. Feche a panela e deixe cozinhar em fogo médio. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e conte 20 minutos. Daí desligue e deixe a pressão sair naturalmente.

  6. Agora a gente vai preparar a aquafaba. Escorra a água do cozimento e meça a quantidade. Se der mais do que 3 xícaras, leve para o fogo até chegar em 3 xícaras. Se tiver dado menos do que 3 xícaras de aquafaba, não precisa apurar.

  7. Coloque a aquafaba em um pote grande e junto o grão-de-bico cozido. Esse pote precisa ficar 24 horas na geladeira para deixar a aquafaba mais apurada, igual a de caixinha.

  8. Então escorra e coloque a aquafaba em potinhos, sugiro em porções de 1/2 xícara, e leve para o freezer. Dura até 4 meses congelada.

  9. Faça o mesmo com o grão-de-bico. Coloque em potes e congele também por até 4 meses.

  10. Para descongelar a aquafaba, coloque em uma panela em fogo baixo e deixe derreter a metade do conteúdo. Daí desligue o fogo e deixe descongelar no calor da panela. Isso porque queremos que ela fique ainda fria, o que ajuda a dar o ponto na hora de bater. Você pode usar para fazer "clara em neve" da forma convencional na batedeira (leva de 8 a 15 minutos para dar o ponto) ou usar na receita da próxima semana.

  11. E para descongelar o grão-de-bico, basta colocar direto na panela com um pouco de água.

Ficou com alguma dúvida? Basta escrever para nós clicando aqui.

Please reload

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
SIGA-NOS:
POSTS EM DESTAQUE:
Please reload