• Teka Laury

6 Motivos para Substituir a Manteiga por Manteiga Vegetal


Semana passada eu compartilhei com vocês uma receita de manteiga vegetal caseira que revolucionou a minha cozinha. ⠀ E aí eu recebi um comentário dizendo : "qual é o problema em comer manteiga?" ⠀ Então resolvi escrever o porquê eu considero importante a substituição da manteiga comum:

1. ALERGIAS ALIMENTARES ⠀ Conheço um monte de gente que é intolerante à lactose e mesmo fazendo mal, continua consumindo laticínios. ⠀ Para essas pessoas é inegável a importância de não consumir manteiga.

2. SAÚDE ⠀ Na busca por um substituto para a manteiga, pode ser que a margarina pareça uma boa opção. Mas não é! ⠀ A margarina um produto industrializado e está muito longe de ser considerado um alimento de verdade. ⠀

3. ÉTICA ⠀ Eu não tenho intolerância à lactose e nem alergia ao leite. Mesmo assim não consumo laticínios (nem ingredientes de origem animal). Sabe por quê? ⠀ Porque a indústria do leite é extremamente cruel e explora as vacas durante toda a sua vida. ⠀ E ninguém deveria ter uma vida de exploração. Nem animal, nem humano. ⠀ E antes que alguém fale, a realidade de uma vaca de sítio é muito diferente de uma vaca da indústria.

4. SUSTENTABILIDADE ⠀ E mesmo que a produção de leite não fosse cruel, ainda assim seu consumo não é sustentável. ⠀ Para produzir 200g de manteiga, precisa-se de mais de 1000 litros de água, segundo a Water Food Print. ⠀ E uma alimentação à base vegetal produz 50% menos CO2, segundo o doc Cowspiracy.

5. PREÇO ⠀ Você pode pensar que a manteiga vegetal é mais cara que a comum. Mas não é! ⠀ Eu, como cozinheira de exatas que sou, calculei o custo de 200g da minha manteiga vegetal caseira. ⠀ Sabe quanto deu? R$ 6,50, o que significa que ela é mais barata que a manteiga comum! Pasme! ⠀ Sem alergia, sem explorar os bichinhos, mais sustentável e ainda mais barata!

6. SABOR ⠀ E fora isso, ela é super saborosa. Quem provou, aprovou. 🙂

output_ibuHiD.gif