• Teka Laury

5 Dicas para Fazer Doces Sem Glúten


No último post, contei porque fazer doces sem glúten é uma boa ideia.

E nesse poste você vai ver 5 dicas para fazer doces sem glúten:

1. SAIBA PARA QUEM ESTÁ COZINHANDO ⠀ Como disse no último post, existem 2 tipos de pessoas que buscam por alimentos sem glúten: ⠀ As celíacas, que possuem intolerância severa ao glúten. Ao cozinhar para elas, temos que garantir que não haja nem a mínima contaminação por glúten na comida. ⠀ E as pessoas que apenas evitam consumir o glúten por uma escolha e não têm alergia a ele. Cozinhar para elas é mais simples, pois a contaminação não é um problema.

2. SUBSTITUA A FARINHA DE TRIGO POR FARINHAS SEM GLÚTEN ⠀ O trigo é o ingrediente que contém glúten mais usado na confeitaria. ⠀ Mas a farinha de trigo pode ser substituída por farinhas sem glúten, como de arroz, de castanhas, de grão-de-bico...

3. ENTENDAS A FUNÇÃO DO TRIGO NA RECEITA ⠀ Antes de fazer a substituição da farinha de trigo, você precisa entender as funções que ela exerce NAQUELA receita. ⠀ Pode ser dar estrutura, liga, maciez...

4. USE UM MIX DE FARINHAS SEM GLÚTEN ⠀ Dificilmente vamos encontrar uma farinha sem glúten que exerça na todas as funções que o farinha de trigo exerce ao mesmo tempo. ⠀ Por isso é comum combinarmos diversos tipos de farinhas em uma receita. ⠀ Se você olhar a receita de bolo de caneca sem glúten que publiquei semana passada, vai ver que usei farinha de arroz (estrutura), farinha de aveia (maciez) e polvilho (liga).

5. NA DÚVIDA, SIGA UMA RECEITA NATURALMENTE SEM GLÚTEN ⠀ Como cada receita é única, analisamos e escolhemos um mix de farinhas específico para cada caso. E isso envolve muitos testes. ⠀ Fazer doces sem glúten não é uma tarefa tão simples assim, principalmente se você não quer perder muito tempo na cozinha.

* Sobre a torta de paçoca da foto, ela é sem glúten, sem açúcar, sem soja e vegana.

Ensino a fazer no curso online Venda Mais com Tortas Saudáveis. Para saber se as inscrições estão abertas, clique aqui.

Caso as inscrições estejam fechadas, cadastre seu e-mail para receber o aviso assim que a próxima turma for aberta.

output_ibuHiD.gif
output_yQJpEW.gif
Siga o Vita Nutrire:
Em Destaque: