top of page
  • Teka Laury

Requeijão Vegano de Mandioca e Castanha de Caju


Você sabia que por trás de um simples potinho de requeijão, daquele feito com leite de vaca que a gente vê de montão nos supermercados, existe uma história muito triste? É que o leite não vem da caixinha, sabia? Vem de vaquinhas que nascem e passam a vida toda sendo exploradas pela indústria do leite, que as trata como objeto, confinadas e produzindo leite até a exaustão. Mas a gente não precisa contribuir com isso. Fazer requeijão sem leite é muito fácil.

E essa é uma receita muito gostosa e fácil de requeijão vegano feito a partir de mandioca e castanha de caju. Vai bem no pão, em pizzas e em outros pratos quentes.

Veja como fazer:

Receita de Requeijão Vegano de Mandioca e Castanha de Caju

Rendimento: 240ml

Dificuldade: fácil

Tempo: 35 minutos

Ingredientes

1/2 xícara de mandioca cozida amassada

1/4 de xícara de castanha de caju crua

1/2 xícara da água do cozimento da mandioca (adicionada aos poucos)

1 colher de sopa de azeite

1/2 colher de chá de vinagre de maçã (ou limão a gosto)

Sal a gosto

Modo de Preparo

  1. Deixe as castanhas de molho por umas 4 horas ou por alguns minutos em água morna até ficarem molinhas;

  2. Cozinhe uns 100g ou mais de mandioca na panela de pressão em fogo alto. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Desligue e deixe a pressão sair naturalmente. A mandioca deve ficar bem macia;

  3. Escorra a água das castanhas e bata no liquidificador com 1/4 de xícara da água do cozimento ainda quente até se tornar um creme totalmente homogêneo;

  4. Adicione a mandioca ainda quente amassada com mais 1/4 de xícara da água do cozimento quente, colocando aos poucos, até ficar na textura desejada, com os demais ingredientes até se tornar um creme liso. Ajuste o sal. Está pronto!

requeijão vegano

Dicas

  • Armazene na geladeira por até 4 dias. Depois de gelado, o requeijão ficará mais firme;

  • Como o limão costuma amargar um pouco com o tempo, decidi usar o vinagre. Mas fica do seu gosto escolher entre um e outro.

Essa receita atualizada em 1/5/17 para ficar mais fácil.

bottom of page