Abobrinha Recheada com Amaranto e Creme de Semente de Girassol
A abobrinha recheada é um dos pratos mais amados aqui em casa. Simples, rápida e nutritiva, é uma ótima opção para dias em que a criatividade resolveu dar uma voltinha.
A abobrinha é um legume de fácil digestão, é rica em ácido fólico, que melhora a saúde cardiovascular e vitamina C, que é um poderoso antioxidante e auxilia na sintetização do ferro no organismo.
O amaranto, por sua vez, é um daqueles alimentos maravilhosamente nutritivos: possui quantidades muito maiores de proteína, ferro e cálcio que os outros cereais, fitosteróis, que reduzem o colesterol, e antioxidantes.
E a semente de girassol é fonte de vitamina E, antioxidante que auxilia na saúde dos cabelos e da pele, ácido fólico, também importante durante a gravidez para a formação do feto, proteínas e gorduras saudáveis.
Portanto, esse prato, além de muito gostoso, é muito benéfico para a saúde.
Esta é uma receita sem lactose, sem glúten e vegana.
Receita de Abobrinha Recheada com Amaranto e Creme de Semente de Girassol
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: Fácil
Tempo: 4 horas para molho da semente de girassol + 1 hora
Ingredientes
2 abobrinhas italianas médias
2 c.s. semente de girassol crua
1/4 xícara de amaranto
1/2 cebola pequena picada
Temperos diversos: sementes de coentro, de cominho e de erva-doce, gengibre e açafrão em pó
Azeite de oliva a gosto
Sal a gosto
Água
Modo de Preparo
Deixe as sementes de girassol de molho em água filtrada por aproximadamente 4 horas, ou, se não tiver tempo, por alguns minutos em água morna.
Corte as abobrinhas ao meio no sentido do comprimento e da largura. Desta forma, teremos no total 8 pedaços.
Cozinhe as abobrinhas cortadas no vapor, de preferência, para preservarmos sabor e os nutrientes como a vitamina C, ou em água até ficarem macias, porém não cozinhe demais.
Refogue a cebola no azeite até ficar macia e transparente, acrescente os temperos em pó, misture e imediatamente acrescente o amaranto. Adicione 3/4 de xícara de água, sal a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo até ficar macio e sem água - caso necessário, acrescente mais água.
Após cozida a abobrinha, remova a parte interna, das sementes, e reserve, deixando todas a bordas "fechadas".
Adicione em um mixer ou liquidificador potente as sementes de girassol escorridas e a parte de dentro das abobrinhas removida, água aos poucos e sal a gosto. Bata até virar um creme homogêneo e levemente firme.
Monte as abobrinhas colocando o creme e o amaranto e decorando com salsinha, castanhas trituradas ou, como fiz, tiras de beterraba cozidas.
Leve ao forno para aquecer e sirva. Pronto!
Dicas
Eu usei a abobrinha italiana porque gosto muito da textura dela, mas pode-se usar a abobrinha brasileira (de pescoço).
Usar os temperos moídos na hora aumenta o poder digestivo dos mesmos e o sabor do prato.
Você pode usar os temperos que preferir: alho poró, cebolinha, salsinha...
No momento de salgar o creme e o amaranto, leve em consideração que a abobrinha estará sem sal, portanto, pode-se colocar um pouquinho a mais para equilibrar.
Esse prato combina muito bem com uma bela salada.
Eu usei um pouco do creme que sobrou para fazer uma salada de beterraba e acelga cozidos e ficou incrível!
Fontes de Pesquisa*
Kindersley, Dorling. Mariane Janikian, O livro de receitas da cozinha medicinal: informações essenciais para preparar pratos com alimentos funcionais que beneficiam a saúde, São Paulo: Publifolha, 2014.
Slywitch, Eric. Alimentação sem carne: guia prático: o primeiro livro brasileiro que ensina como montar sua dieta vegetariana. 2. ed. São Paulo: Alaúde Editorial, 2015.
* A receita foi criada por Teresa Laury e os dados teóricos foram pesquisados nas publicações acima mencionadas.