top of page
  • Teresa Laury

Chutney de Tomate: Sabor e Vivacidade Aos Seus Pratos


chutney de tomate

O chutney é um molho de origem indiana muito utilizado pela ciência milenar do Ayurveda, feito normalmente a partir de frutas.

Possui uma combinação equilibrada de sabores, com tendência ao picante, ao ácido e ao doce. Segundo o Ayurveda, os sabores picante e ácido são estimulantes dos processos digestivos, sendo o chutney, portanto, um acompanhamento que facilita a digestão dos alimentos.

Qual a importância de uma boa digestão para o Ayurveda? Na compreensão do Ayurveda, nós não somos o que comemos, e sim o que conseguimos digerir do que comemos.

Existe, ainda, um ditado que diz que o indivíduo com uma boa capacidade digestiva é capaz de converter veneno em néctar, mas aquele com uma pequena capacidade digestiva é capaz de converter néctar em veneno.

Por isso, o Ayurveda nos ensina maneiras de manter o nosso fogo digestivo (agni) sempre aceso, como forma termos uma boa saúde. E o chutney é uma ferramenta para isso.

Ele pode ser consumido em pequenas quantidades junto às refeições, lembrando somente de não exagerar na quantidade, principalmente em dias quentes e se estiver sentindo a necessidade de refrescar o corpo, porque o chutney tende a aquecê-lo.

Para essa receita, escolhi usar o tomate. E vou te dizer: o resultado fica incrível! Tanto no sabor, quanto na textura e na vivacidade da cor.

Receita de Chutney de Tomate Rendimento: aproximadamente 4 porções

Dificuldade: fácil

Tempo: 20 minutos

Ingredientes

1 cebola pequena picada

2 colheres de chá azeite de oliva

1/2 colher de chá de gengibre fresco ralado

1/2 colher de chá de pimenta calabresa

2 tomates maduros sem pele picados

1 colher de sopa de açúcar demerara

1 colher de sopa de água

1/2 colher de chá de sal

Modo de Preparo

  1. Para remover a pele dos tomates, uma dica é fazer um corte superficial em "x" na parte de baixo dos tomates, mergulhar em água fervente por alguns segundos e imediatamente mergulhar em água gelada com cubos de gelo. A pele irá soltar facilmente. Pique os tomates em cubos;

  2. Refogue a cebola no azeite até que fique macia e transparente;

  3. Adicione os demais ingredientes e deixe cozinhar até ficar no ponto desejado, acertando no final o sal, a pimenta e o açúcar de acordo com o seu paladar. Pronto!

Dicas

  1. Pode ficar na geladeira por uns 4 dias;

  2. Para que essa receita fique com a cor bem vermelha, use tomates maduros e não substitua o açúcar demerara por mascavo ou por outro de cor escura;

  3. Você pode fazer sem tirar a pele dos tomates, mas a textura final não será a mesma.

Reprodução permitida desde que mantida a integridade das informações e citadas a autora e a fonte: www.vitanutrire.com.

bottom of page